terça-feira, 4 de outubro de 2011

Casos de meningite em Santos



A meningite é uma doença grave, infecciosa e por isso, muito temida pela população. Em nossa cidade não temos notícias de surto de meningite, e nem da incidência de casos fatais, mas em outros Estados e em algumas cidades do Estado de São Paulo essa doença tem feito vítimas fatais.
Para melhor informação da população a respeito dos casos de meningite em Santos, especialmente durante as estações do outono e do inverno, o vereador Valdir Nahora requereu a Prefeitura Municipal alguns esclarecimentos, tais como: total de casos de meningite atendidos no período de 2010 a 2011; informações detalhas sobre os casos, idade, agente que gerou a doença, bairro, evolução do quadro clínico; se há algo que indique um possível surto da doença; medidas preventivas, entre outras perguntas. Pois, através dessas informações podemos ter uma visão mais ampla do que tem acontecido em nossos hospitais.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Manutenção de Placas em Santos

Preocupado com os acidentes de trânsito ocorridos no nosso munícipio, o vereador Valdir Nahora gostaria de saber se os prejuízos causados com a destruição de placas de sinalização, postes, etc, são ressarcidas pelos infratores aos cofres públicos.
A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições, no uso das vias urbanas e rurais, sendo assim, constitui infração de trânsito, tudo aquilo que contraria ou desobedece o que dizem as leis que fazem parte do Código Nacional de Trânsito, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN.
O infrator fica sujeito a penalidades e medidas administrativas indicadas no Código de Trânsito Brasileiro.
Por isso, precisa-se de esclarecimentos da Prefeitura Municipal, sobre os processos de licitação, fornecimento e manutenção de placas danificadas por vandalismo e acidentes automobilísticos.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Consumo de drogas em vias públicas no Estuário



Nas ruas Bezerra de Menezes e José Andrade do Sacramento Macuco, situadas no bairro do Estuário, é corriqueiro o estacionamento de veículos de grande porte e está causando problema aos moradores.
Em visita a esses ruas, o vereador Valdir Nahora constatou que usuários de drogas se escondem atrás desses veículos para consumo e tráfico de entorpecentes.
Sendo assim, Nahora achou por bem, solicitar a Prefeitura Municipal providências junto ao setor competente, para sanar o problema de uso e venda de drogas no Estuário, proporcionando maior segurança aos moradores e estudando um meio de corrigir e educar os usuários.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Construção do Hospital Escola



Na cidade de Santos existem faculdades de Medicina e a construção de um Hospital Escola daria condições para que os alunos atuassem na prática, e lógico, sob a supervisão de professores médicos. Até alunos vindos de outras regiões, tais como São Paulo, poderiam finalizar seus estudos neste Hospital Escola.
Portanto, o vereador Valdir Nahora requereu a Prefeitura Municipal especial atenção, estudos e providências junto a AGEM (Agência Metropolitana da Baixada Santista), que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum da Região Metropolitana da Baixada Santista; e a CONDESB ( Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), que é um conselho formado por representantes das prefeituras da região. O ideal é que o projeto seja realizado em parceria com as faculdades de Medicina de Santos, Lusíadas e Unimes, no sentido de viabilizar a construção de um Hospital Escola na Região Metropolitana da Baixada Santista. Como sugestão de local para a construção, temos as proximidades da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Instalação de Semáforo Inteligente em Santos

A Empresa Pública de Transportes e Circulação ( EPTC), em parceria com a Digicon, instalou semana passada, em Porto Alegre um sistema de tecnologia inovadora, em um dos cruzamentos mais movimentados, onde circulam cerca de 60 mil veículos diariamente. São quatro câmeras acopladas aos semáforos, com focos direcionados a passagem de carros em até 4 laços formados virtualmente nas linhas de cruzamento. A iniciativa distribui, de uma forma inteligente, os tempos dos semáforos, de acordo com as configuração de passagem no conjunto de vias daquele cruzamento, nas 24 horas do dia. O objetivo é não ter sinal verde ocioso.
Essa tecnologia permite o controle dos principais eixos da mobilidade, o gerenciamento de redes semafóricas e alteração dos tempos, indicação de rotas alternativas e situação de conflito, desvio temporário em razão de obras e emissão de boletins das condições de trânsito e transporte.
Visando trazer essa tecnologia a nossa cidade, o vereador Valdir Nahora, pediu a Prefeitura Municipal providências e estudos para implementação dos semáforos inteligente nos moldes do já existente sistema em Porto Alegre.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aumento de casos de HIV em idosos


Pesquisas veiculadas recentemente na mídia reportam o aumento de 60% da incidência de casos de Aids na população da terceira idade. Este aumento tem preocupado as autoridades da saúde, que buscam combater a epidemia, entre os cidadãos na faixa etária de 50 a59 anos.
Certamente, um dos principais fatores da propagação da doença é a falta é a insuficiência de informação direcionada as pessoas que compõe essa faixa etária.
Portanto, o vereador Valdir Nahora, pediu a Prefeitura Municipal providências para realização de uma campanha sobre os riscos de contaminação pelo vírus HIV, voltada para o público da terceira idade. A veiculação de uma campanha específica para essa parcela da sociedade será uma das mais poderosas armas na prevenção da AIDS entre os cidadãos com idade acima de 50 anos.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fundo de Inclusão Digital



A democratização do acesso a internet é objetivo de vanguarda dos governos em sintonia com a modernidade. O Poder Público tem meios de instituir um sistema municipal de inclusão digital, com o braço executor a política municipal de inclusão, e outro financeiro o fundo municipal de inclusão.
Partindo do diagnóstico da situação atual de nossa cidade quanto ao efetivo acesso da população a internet, bem como aos serviços e informações por ela proporcionados, pode-se desenvolver uma política municipal de inclusão digital, unindo-se a vários processos aleatórios jpa existentes, nos centros de democratização da internet.
Gratuidade de acesso, opção pelo uso de software livre, capacitação profissional, educação e pesquisa escolar, participação popular e transparência na administração podem servir como princípios e diretrizes para a proposição de ações de inclusão digital no município.
Para realização de uma política de inclusão digital é necessário também, contar com uma fonte de receita específica, como um fundo municipal de inclusão digital. As fontes de custeio desse fundo poderiam ser verbas orçamentárias, doações e contribuições de empresas na área da informática, transferência de recurso de outros entes federativos para o incentivo e inclusão digital, royalties da exploração do petróleo entre outras receitas.
Em benefício dessa ideia, o vereador Valdir Nahora, indicou a Prefeitura Municipal, junto a o setor competente providências para criação do fundo de inclusão digital no município de Santos, para custear ações e o desenvolvimento da política de inclusão digital pautada no acesso gratuito, educação, capacitação e participação popular.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CET anúncia projetos

A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), recentemente anúncio através de seu presidente a elaboração de projetos para os próximos anos visando melhorar a segurança e fluidez do trânsito e do transporte.
Entretanto, como palavras sem ações são apenas palavras, e o trânsito no município de Santos, está cada vez mas caótico, o vereador Valdir Nahora, requereu a Prefeitura Municipal informações para conhecer cada um desses projetos para eventuais considerações.
Para começo, precisa-se saber quais são esses projetos, no que eles consistem e quais objetivos, custos e o cronograma, para que se tenha certeza de que algo está sendo feito.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMBATE AS DROGAS

É muito comum uma pessoa pensar que as drogas nunca serão um problema na sua família, que isso acontece com os outros, mas nunca acontecerá com ela. É claro, que ninguém espera muito menos deseja que isso aconteça com um ente querido o até mesmo com ele mesmo.
Mas, infelizmente isso acontece. Principalmente, com as proporções que o consumo de drogas tem tomado no mundo inteiro. E muitas vezes o problema começa na própria família, através do álcool, cigarro e medicamentos, que aparecem como principais causas de mortes evitáveis.
O combate pode ser feito de várias formas, entretanto a ação que apresenta melhores resultados é a prevenção, e essa pode ser realizada por cada um de nós.
O veredor Valdir Nahora, indicou a Prefeitura Municipal a realização de campanhas de conscientização sobre as consequências do uso de todo e qualquer tipo de droga, seus malefícios e as dificuldades de largar o vício, pois essa medida deve ser tomada pelo Poder Público. Essas campanhas devem ser realizadas ininterruptamente, principalmente junto as escolas, onde se concentra o maior número de jovens.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore

              Hoje comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir a conservação da natureza e preservação das matas. Logo, o município de Santos não pode estar alheio a tão importante data.
A bem planejada arborização da cidade constitui um dos aspectos fundamentais da sadia qualidade de vida no ambiente urbano. Gera um paisagismo que ajuda na qualidade do ar que se respira, além de deixar as ruas assombreadas e mais frescas proporcionando caminhadas mais confortáveis e agradáveis para aqueles que não possuem veículos para sua locomoção.
Ciente disso, o vereador Valdir Nahora, requereu a Prefeitura Municipal, informações sobre a quantidade de árvores nas ruas, quais são as espécies e quando são realizadas as podas e o que acontece com a madeira retirada durante as podas, para saber o que pode ser feito para melhora no cuidado as árvores, e consequentemente da qualidade de vida.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aumento de rondas policiais na cidade


Ao andar pelas ruas que possuem comércio em Santos, o vereador Valdir Nahora percebeu que o efetivo da Polícia Militar, poderia ter um número maior de policiais rondantes, para dar aos comerciantes e aos compradores maior segurança, principalmente durante a madrugada.
A quantidade de assaltos em nosso município é significativa, seja no Centro,, Praias, Morros ou Zona Noroeste, enfim, todos os locais, precisam de reforço policial não só em viaturas, mas de bicicleta e a pé. Sabemos também que a noite é o período mais crítico e horário em que as todas deveriam ser mais efetivas.
Com isso, Nahora indicou a Prefeitura Municipal de Santos, especial atenção no aumento do efetivo policial para realização periódica das rondas em todos os períodos do dia, sobretudo a noite, para que toda população possa trabalhar e estudar com segurança.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Merenda Escolar em Santos


Atualmente, as crianças tem sofrido graves problemas de nutrição. Isso, possivelmente, se deve a cultura de alimentos industrializados e com baixo valor nutricional, mas que estão constantemente sendo oferecidos a elas.
E ainda há a parcela de crianças de famílias carentes, sendo a sua condição financeira determinante, se não há dinheiro, a criança fica sem comer, causando desnutrição.
A escola é um lugar em comum que as crianças frequentam, e sabemos que grande parte das crianças carentes se sentem motivadas a ir a escola, principalmente, pela merenda oferecida.
Tendo ciência dessa realidade, o vereador Valdir Nahora, indicou a Prefeitura Municipal, o reforço nutricional da merenda escolar da Rede Municipal, assim grande parte das crianças de nossa cidade irão ser educadas a uma alimentação saudável.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Faixa de Pedestre na Vila Progresso

Tendo em vista prevenir possíveis acidentes na Vila Progresso, pais de alunos da UME Terezinha de Jesus, solicitaram a pintura de faixas de segurança em frente a escola, pois neste local a circulação de veículos é intensa, principalmente nos horários de entrada e saída da aula.
Dado isso, o vereador Valdir Nahora, indicou a Prefeitura Municipal e a CET, estudos e providências, para realização das ditas faixas de segurança na Vila Progresso, garantindo assim a segurança de todos que circulam nessa área.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Valdir Nahora pede contratação de médicos.

Em visitas realizadas nos fins de semana aos hospitais de Santos, o vereador Valdir Nahora constatou várias irregularidades, sendo a mais gritante, a falta de médicos.
Para melhor atendimento nos hospitais e policlínicas santistas, é necessário a contratação de médicos e profissionais da saúde, visto que a demanda tem sido inversamente proporcional ao efetivo de médicos nos postos de atendimento.
Essas contratações, não só amenizariam os problemas já existente, como reduziriam as reclamações e aumentariam as especialidades no atendimento.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Matrícula Fácil

O Programa “Matrícula Fácil” foi criado pelo governo do Rio de Janeiro, para facilitar o processo de matrícula na rede de escolas públicas. Através, deste programa pode-se realizar a matrícula sem sair de casa. O primeiro passo é acessar o site do Matrícula Fácil. No site, você tem informações mais detalhadas e faz o seu cadastro.
São dadas datas para chamadas, e o programa se estende a toda rede pública de ensino, quer seja de crianças ou adultos. O objetivo do programa é agilizar o processo, mas ainda seria possível realizar as matrículas tradicionalmente.
Dado isso, o vereador Valdir Nahora, indicou a Prefeitura de Santos, a necessidade da implantação de um projeto de Matrícula via Internet, nesses moldes, na SEDUC, visando facilitar o as matrículas na nossa Rede de Ensino.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Guarda Municipal

A eficiência do trabalho da Guarda Municipal é de interesse de toda a sociedade, pois, é um recurso de segurança dos munícipes. Quando bem planejada e executada, a Guarda Municipal reduz e inibe sensivelmente o índice de periculosidade nas ruas.
Pensando nisso, o vereador Valdir Nahora, requereu ao executivo, informçãoes detalhadas, sobre os postos da Guarda, seus plantões, rondas e escalas, para que através desses dados, possa-se aperfeiçoar a segurança municipal.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nahora solicita esclarecimento sobre vagas nas creces e bibliotecas

O Vereador Valdir Nahora requereu a Prefeitura Municipal de Santos, a relação de creches e número de crianças atendidas por cada uma delas, o número de de monitores, e o número recomendável de monitores por creche, e também a relação de bibliotecas, número de auxiliares de bibliotecários e o número recomendável de auxiliares de bibliotecários, para esclarecer aos munícipes que se inscreveram e entregaram currículo para preenchimento de vagas de monitor chefe e assistente de bibliotecário, nos últimos anos e que seriam contratados em caráter emergencial pela Lei 659/90, e também por saber da dificuldade que as creches tem enfrentado pela falta de funcionários em suas unidades.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Coleta Seletiva em Santos

O vereador Valdir na hora solicitou ao Poder Executivo, a lista de que dias e em que ruas acontecem a Coleta Seletiva, pois essa se revelou assunto de grande relevância na nossa cidade, e seu sucesso depende de atuação conjunta da população e da prefeitura.
Por causa, das inúmeras solicitações de itinerário, também acredita-se necessário a divulgação nos meios de comunicação, inclusive o Diário Oficial, contendo o itinenário mais detalhado.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SANTOS - CARNAVAL 2012


Feriado mais aguardado do ano, o Carnaval, mobiliza milhares de cidadãos santistas. Festa de origem folclórica, que possui ilimitado valor cultural, a cada ano tem se torna maior e melhor em nossa cidade.
Em um encontro da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba de Santos, foram levantadas algumas questões, como adaptação do código civil e reconhecimento tanto das Escolas, quanto da Liga como entidades culturais.
Visando facilitar o trabalho das escolas, o Vereador Valdir Nahora, requereu junto a Prefeitura Municipal, a prestação de informações, sobre custos, gastos e espaço, para que assim o Carnaval 2012 seja ainda mais bonito.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

NAHORA PEDE MUDANÇA NO ITINERÁRIO DA LINHA 118

Reconhecida por suas praias, a cidade de Santos está cada vez mais em evidência. Entretanto, nem todos os munícipes tem conseguido acesso a esse “cartão postal”.
Dia – a – dia os moradores dos morros tem encontrado dificuldade de chegar as praias e ao bairro do Gonzaga, bairro que comporta grande número de comércios e atividades de lazer.
Atualmente o percurso do circular 118, uma das principais linhas que atende a população do morro, não atinge a área da praia e nem do bairro do Gonzaga. Por isso, para facilitar a rotina do moradores da Zona Leste e Noroeste, o vereador Valdir Nahora, requeriu a inclusão das praias e do Gonzaga no itinerário da Linha 118. Desta maneira, os moradores utilizariam a linha tanto para atividades laborais, quanto para o lazer.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MELHORIA PARA DEFICIENTES FÍSICOS

Assunto, recorrente na mídia atualmente, a dificuldade enfrentada pelos cadeirantes tem despertado grande interesse na sociedade, e estão próximas a nós, por mais que a maioria da população só veja a situação crítica que os deficientes físicos enfrentam em novelas e seriados. No entanto, a verdade bate a nossa porta, e temos que atendê-la.
Considerando isso, o vereador Valdir Nahora, solicitou a prefeitura e a DERSA, a melhoria nas condições de acesso as barcas que atracam na estação Santos, na Praça da República, pois cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade, encontram dificuldade quando saem da barca, porque a referida estação apresenta uma inclinação elevada, e esses usuários contam apenas com a ajuda de outros passageiros, ou então, da boa vontade dos funcionários da concessionária responsável. Situação constrangedora e que vai contra a política de acessibilidade adotada no país.
Outro local que apresenta necessidade de melhoria é a Rodoviária de Santos, garantindo a acessibilidade através de rampas de acesso, e a adaptação dos sanitários aos cadeirantes e idosos.
Através de medidas como essa, passo a passo construíremos, uma cidade igualitária.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

NAHORA PROPÕE DESCONTO PARA MOTOCICLISTAS NA TRAVESSIA DA BALSA

Na vida cotidiana do santista, é muito comum a utilização do serviço de travessia de veículos da Balsa Santos/ Guarujá. Entretanto, os motociclistas estão insatisfeitos com o tratamento que a companhia DERSA dispensa a eles. Se analisado proporcionalmente, as motos pagam mais da metade da tarifa em relação aos carros. Um automóvel paga pela travessia R$ 8,20, enquanto uma motocicleta paga R$ 4,20. As motos transportam duas pessoas e os carros podem transportar até cinco, assim se fosse dividida a tarifa pelo número de pessoas a situação ficaria ainda mais desproporcional.
Além disso, os automóveis tem prioridade na travessia, e os motociclistas ficam em um gradil com uma tranca, espremidos em uma única faixa, e só são liberados após os automóveis adentrarem a balsa. Fora, que se os orientadores calculam errado a quantidade de veículos, o caos se instala, e nos horários de pico os motociclistas estacional na balsa, quer seja em local permitido, ou não.
Visando a melhora do serviço para os usuários, neste caso, em especial os motociclistas, o vereador Valdir Nahora, solicitou estudos e providências para concessão de descontos na tarifa do pedágio da Travessia de Balsas, para os usuários de motocicletas, e também providências para Companhia DERSA Desenvolvimento S.A , para melhoria do local de embarque.

VALDIR NAHORA REQUER ATENÇÃO PARA INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO HOSPITALAR

   Atento as necessidade dos cidadãos santistas, Valdir Nahora, requeriu que hospitais ligados ao Município de Santos oficializem a incidência dos casos de infecção hospitalar.
  "Temos que investigar e apurar ",diz Nahora. Segundo, o vereador, o número de pacientes que adquirem infecção hospitalar nos hospitais do nosso município, pode traçar um perfil de como os procedimentos são realizados, levando assim, a prevenção e diminuição, deste problema sério que assola a rede de saúde.
  Ontem, 15 de junho de 2011, foram comprovadas a morte de quatro bebês por infecção hospitalar na Santa Casa de Suzano, na Grande São Paulo. Para impedir que casos como esse ocorram nas unidades hospitalares santistas, Valdir Nahora, requeriu atenção do Poder Executivo para o problema.