Na vida cotidiana do santista, é muito comum a utilização do serviço de travessia de veículos da Balsa Santos/ Guarujá. Entretanto, os motociclistas estão insatisfeitos com o tratamento que a companhia DERSA dispensa a eles. Se analisado proporcionalmente, as motos pagam mais da metade da tarifa em relação aos carros. Um automóvel paga pela travessia R$ 8,20, enquanto uma motocicleta paga R$ 4,20. As motos transportam duas pessoas e os carros podem transportar até cinco, assim se fosse dividida a tarifa pelo número de pessoas a situação ficaria ainda mais desproporcional.
Além disso, os automóveis tem prioridade na travessia, e os motociclistas ficam em um gradil com uma tranca, espremidos em uma única faixa, e só são liberados após os automóveis adentrarem a balsa. Fora, que se os orientadores calculam errado a quantidade de veículos, o caos se instala, e nos horários de pico os motociclistas estacional na balsa, quer seja em local permitido, ou não.
Visando a melhora do serviço para os usuários, neste caso, em especial os motociclistas, o vereador Valdir Nahora, solicitou estudos e providências para concessão de descontos na tarifa do pedágio da Travessia de Balsas, para os usuários de motocicletas, e também providências para Companhia DERSA Desenvolvimento S.A , para melhoria do local de embarque.